Texto: Pausa - Moacyr Scliar
Conteúdo: Gênero crônica Objetivo: Compreensão do texto; Entendimento das características do gênero crônica.
Sequência didática:
Inicialmente o professor entregará um texto a cada aluno e junto com eles buscará impressões do título e portanto, fará uma possível prévia da ideia principal. Logo após perguntará aos alunos se conhecem ou sabem algo sobre o autor "Moacyr Scliar" e então, o professor fará uma rápida apresentação sobre vida e obra e nesse momento coloca os objetivos da leitura na lousa, bem como se realiza a estrutura do gênero crônica (faz-se uma revisão). Durante a leitura, o texto será dividido em quatro partes, ou seja a pausa se realizará em pontos estratégicos para que o levantamento de hipóteses fique mais produtivo. A primeira pausa será feita no parágrafo: "Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. - Estendeu a chave". Questões que serão feitas aos alunos: - O que vocês imaginam que vai acontecer depois? - Por que Samuel sai de domingo e todo domingo? Nesse momento o professor identifica as respostas e os conceitos veiculados para que chegassem ao conceito dado. A segunda pausa acontecerá no fim do próximo parágrafo "-Aqui meu bem - uma gritou, e riu: um cacarejo curto". Questões realizadas: - O que está acontecendo, será que Samuel está em um prostíbulo? - O que as mulheres gordas representam? A terceira pausa será feita na parte do texto em que Samuel entra no quarto e fecha a porta à chave... Samuel entrou no quarto sozinho? A quarta pausa será realizada ao final de "Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido". - Será que ele esperava alguém? - Por que ele comeu todo o lanche que levou? Ao final do texto, o professor questionará se as hipóteses levantadas pelos alunos foram confirmadas e o que o descanso representava para ele: fuga de casa, fuga da esposa, fuga do barulho de vizinhos, esquecer-se da vida real para criar uma outra? Quem era o índio do sonho para Samuel? Por que ele usava outro nome para o porteiro, seria culpa? Ao final os alunos deverão recontar o texto fazendo a síntese semântica. Logo após formarão duplas produtivas para que troquem experiências sobre outras crônicas que já foram lidas e só então, deverão avaliar o texto de forma crítica, reflexiva e com autonomia de pensamento. Os alunos analisarão também a presença dos elementos da narrativa e colocarão tudo no papel. Como atividade final assistirão ao filme "Click" que tem como ator principal Adam Sendler que usa um controle remoto para pausar a vida e mudar o que ele acha que não está bom. Avaliação: Será contínua, de acordo com os objetivos propostos e principalmente sobre as impressões realizadas pelas duplas produtivas; se houve diálogo entre eles, se conseguiram enxergar aspectos implícitos e explícitos e se durante a síntese semântica demostraram compreensão do que foi lido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário