segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atividade de Regina Célia

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM : TEXTO B- AVESTRUZ

 Objetivo da Atividade: Desenvolvimento da capacidade leitora focalizando o gênero textual crônica narrativa.

 Proposta de Atividade para o texto“ Avestruz “ de Mario Prata. 1° Passo: Conhecimentos prévios sobre a ave. 2° Passo: Pesquisa na Internet sobre o avestruz ( origem, imagem, altura , hábitos) , 3° Passo : Pesquisa sobre o autor ( estilo, obra, gênero , dados biográficos ), 4° Passo: Pesquisa sobre o gênero crônica. 5° Passo: Trabalhar o título ( antecipação ). O que lhes sugere o título?,O que vocês esperam encontrar na leitura do texto etc. 6° Passo: Leitura do texto. 7° Passo: Verificação de lacunas no entendimento do texto em relação ao vocabulário . 8° Passo: Percepção da intertextualidade ( insere o texto bíblico , momento da criação ). 9° Passo : Elaboração de apreciações estéticos ,( efeito de sentido,usando recursos linguísticos,voltados para o humor/ironia ). 10° Passo: Produção de inferências globais ( dedução ).

Atividade da Gleice

Texto: Pausa - Moacyr Scliar

 Conteúdo: Gênero crônica 

 Objetivo: Compreensão do texto; Entendimento das características do gênero crônica. 


 Sequência didática:


 Inicialmente o professor entregará um texto a cada aluno e junto com eles buscará impressões do título e portanto, fará uma possível prévia da ideia principal. Logo após perguntará aos alunos se conhecem ou sabem algo sobre o autor "Moacyr Scliar" e então, o professor fará uma rápida apresentação sobre vida e obra e nesse momento coloca os objetivos da leitura na lousa, bem como se realiza a estrutura do gênero crônica (faz-se uma revisão). Durante a leitura, o texto será dividido em quatro partes, ou seja a pausa se realizará em pontos estratégicos para que o levantamento de hipóteses fique mais produtivo. A primeira pausa será feita no parágrafo: "Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. - Estendeu a chave". Questões que serão feitas aos alunos: - O que vocês imaginam que vai acontecer depois? - Por que Samuel sai de domingo e todo domingo? Nesse momento o professor identifica as respostas e os conceitos veiculados para que chegassem ao conceito dado. A segunda pausa acontecerá no fim do próximo parágrafo "-Aqui meu bem - uma gritou, e riu: um cacarejo curto". Questões realizadas: - O que está acontecendo, será que Samuel está em um prostíbulo? - O que as mulheres gordas representam? A terceira pausa será feita na parte do texto em que Samuel entra no quarto e fecha a porta à chave... Samuel entrou no quarto sozinho? A quarta pausa será realizada ao final de "Um raio de sol filtrou-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido". - Será que ele esperava alguém? - Por que ele comeu todo o lanche que levou? Ao final do texto, o professor questionará se as hipóteses levantadas pelos alunos foram confirmadas e o que o descanso representava para ele: fuga de casa, fuga da esposa, fuga do barulho de vizinhos, esquecer-se da vida real para criar uma outra? Quem era o índio do sonho para Samuel? Por que ele usava outro nome para o porteiro, seria culpa? Ao final os alunos deverão recontar o texto fazendo a síntese semântica. Logo após formarão duplas produtivas para que troquem experiências sobre outras crônicas que já foram lidas e só então, deverão avaliar o texto de forma crítica, reflexiva e com autonomia de pensamento. Os alunos analisarão também a presença dos elementos da narrativa e colocarão tudo no papel. Como atividade final assistirão ao filme "Click" que tem como ator principal Adam Sendler que usa um controle remoto para pausar a vida e mudar o que ele acha que não está bom. Avaliação: Será contínua, de acordo com os objetivos propostos e principalmente sobre as impressões realizadas pelas duplas produtivas; se houve diálogo entre eles, se conseguiram enxergar aspectos implícitos e explícitos e se durante a síntese semântica demostraram compreensão do que foi lido. 

Atividade de Ida Celene

Texto Avestruz - Mario Prata 

 Conhecendo o autor

 Objetivo: Levar o aluno a compreensão e entendimento de mundo.
 Justificativa: Para que o aluno tenha conhecimento dos processos linguísticos e o desenvolvimento de competências e habilidades para transformação da sua realidade pessoal e da sociedade.
 Metodologia: Trabalha o texto por meio de parágrafos. O professor junto com os alunos fará inferências e situações de aprendizagens de forma desenvolver a sua capacidade leitora. Durante a situações de aprendizagem o professor chamará a atenção dos alunos questionando hipóteses: Quem conhece um avestruz? Desta forma os alunos lançaram hipóteses, desenvolveram o raciocínio baseado em suas experiências vividas. Depois de todas as práticas educativas, o professor realizará as atividades em grupo para que os mesmos possam desenvolver as mesmas competência e habilidades leitoras inclusive a recuperação de recursos linguísticos estudados na aula; fazendo-se o uso de outro gênero textual da escolha do professor. Finalizando o trabalho, os grupos farão uma exposição de seus aprendizado.
 Resultado Final - relatório realizado pelo professor sobre os trabalhos expostos pelo grupo.

domingo, 16 de junho de 2013

ATIVIDADE DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GRUPO 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM :  TEXTO B-  AVESTRUZ
Objetivo da Atividade:
Desenvolvimento da capacidade leitora focalizando o gênero textual crônica narrativa.
Proposta de Atividade para o texto“ Avestruz “ de Mario Prata.
1° Passo: Conhecimentos prévios sobre a ave.
2° Passo: Pesquisa na Internet sobre o avestruz  ( origem, imagem, altura , hábitos) ,                                                                
3° Passo : Pesquisa sobre o autor ( estilo, obra, gênero , dados biográficos ),
4° Passo: Pesquisa sobre o gênero crônica.
5° Passo: Trabalhar o título ( antecipação ). O que lhes sugere o título?,O que vocês esperam encontrar na leitura do texto etc.
6° Passo: Leitura do texto.
7° Passo: Verificação de lacunas no entendimento do texto em relação ao vocabulário .
8° Passo: Percepção da intertextualidade ( insere o texto bíblico , momento da criação ).
9° Passo : Elaboração de apreciações  estéticos ,( efeito de sentido,usando recursos linguísticos,voltados para o humor/ironia ).
10° Passo: Produção de inferências globais ( dedução ).

Integrantes do grupo:Ida Celene,Regina Célia,Gleice e Ana Claudia.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O objetivo do blog é...

Esse  blog destina -se a promover trocas de experiências ,que em geral deram certo,obtiveram resultados satisfatórios e principalmente resultou em aprendizagem.Considerando a aprendizagem como centro da atividade escolar e a ênfase nas habilidades e competências o centro do Currículo do Estado,houve mudanças substanciais na atividade do professor ;que devem engajar os alunos no enfrentamento de problemas do mundo real.Dessa forma e com tal mudança,a experiência escolar de leitura e escrita transforma-se em uma vivência que permite ao aluno compreender as diferentes linguagens,atribuindo significados que se incorporam ao repertório de saberes de cada individuo.A escola é ,então ,o espaço em que ocorre a transmissão ,entre as gerações ,do ativo cultural da humanidade,em todos os campos científicos.
Cabe ao professor organizar melhor suas estratégias e objetivos de leitura redefinindo e dirigindo a autonomia de pensamento do aluno,levando-o a refletir sobre valores e fundamentos das coisas em um contexto de proposicões e possibilidades...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Perfil Gleice

 Meu nome é Gleice.Sou professora efetiva na rede pública há treze anos e trabalhei cinco na rede particular de ensino;o que mais gosto de fazer é viajar , assistir filmes e séries,mas leio muito nas horas vagas...
        Sou casada ,mas ainda não tenho filhos,tenho uma cachorrinha Lhasa Apso que é meu bebê;sou muito objetiva e sempre espero o melhor dos meus alunos,pelos quais tenho muito afeto,enfim gosto muito do que faço, apesar das dificuldades...


Plano de aula..



Roseli Aparecida Aguilar <roseli.aguilar@etecbebedouro.com.br>
4 jun (1 dia atrás)
para mim
Oi, colegas ! Acredito que o hábito da leitura deve ser espontâneo e natural no decorrer da vida. Gosto muito de Contos de mistério,Crônicas, e Poesias,desde os autores clássicos até os mais contemporâneos, que também trazem o cotidiano em linguagem poética.

Roseli Aparecida Aguilar <roseli.aguilar@etecbebedouro.com.br>
4 jun (1 dia atrás)
para mim
Sou Regina Celia  Bissaco, leciono Português e Inglês na E.E.Prof: João Domingos Madeira. Comecei a lecionar em 1993, e gosto da minha profissão, por mais desafiante que seja; tenho dois filhos João Augusto e Amanda Aparecida, pois são a razão da minha vida. 
Estou gostando muito deste curso,contudo torna-se muito necessário a atualização do conhecimento, e poder interagir com novos colegas.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Nova Rotina...

''Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra ,no trabalho,na ação-reflexão''
                                     Paulo Freire

Perfil de Roseli Aparecida Aguilar


Roseli Aparecida Aguilar <roseli.aguilar@etecbebedouro.com.br>
14:48 (5 horas atrás)
para mim
Sou Regina Celia  Bissaco, leciono Português e Inglês na E.E.Prof: João Domingos Madeira. Comecei a lecionar em 1993, e gosto da minha profissão, por mais desafiante que seja; tenho dois filhos João Augusto e Amanda Aparecida, pois são a razão da minha vida. 
Estou gostando muito deste curso,contudo torna-se muito necessário a atualização do conhecimento, e poder interagir com novos colegas.

Experiência de Ida Celene

Ida Celene Aquaroni Pereira
22:26 (21 horas atrás)
para mim
Boa Noite!
Gleice estou mandando uma experiência que deu muito certo! Sugestão para o nosso blog.

Quando ministrei Hora da Leitura na ETI (Escola Aurélio Arrôbas Martins) encontrei um grande desafio e ao mesmo tempo fiquei surpresa em ver que os meus alunos gostavam de ir a biblioteca (sala leitura) e a freqüência da retirada de livros que afetivamente eram lidos e comentados.

Acho que tenho algumas fotos dessa atividade para publicar no blog.

Abraços

Depoimento de Regina Celia


Regina Celia Bissaco Bissaco <reginateacheraj@gmail.com>
12:30 (7 horas atrás)
para mim
Oi, colegas ! Acredito que o hábito da leitura deve ser espontâneo e natural no decorrer da vida. Gosto muito de Contos de mistério,Crônicas, e Poesias,desde os autores clássicos até os mais contemporâneos, que também trazem o cotidiano em linguagem poética.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Meu Bebê

Amo muito tudo isso!!

Grandes Experiências

Minha experiência com a leitura e a escrita aconteceu de forma natural e muito cedo. Copiava tudo o que meus pais escreviam e pedia para que eles me ensinassem: do jeito deles tornaram-se meus primeiros alfabetizadores. Quando fui para a escola, logo descobri os livros da coleção Vaga lume, os gibis da turma da Mônica, e minha primeira paixão foi Monteiro Lobato, pois também o acompanhava pela televisão.
Além de todos esses estímulos, a minha mãe que também era leitora, não de grandes clássicos da literatura, mas de romances, era uma contadora de histórias...
Eu e meu irmão passávamos horas mergulhados nas histórias da fazenda onde ela morava. Minha segunda paixão foi O Pequeno Príncipe, li-o várias vezes, porque em cada leitura descobria algo novo, Minha terceira paixão foram os textos de Machado de Assis e Clarice Lispector que descobri com o olhar do meu professor Elias no curso CEFAM.
Mais tarde escrevia poemas e recheava cadernos e cadernos, os quais foram para o lixo, conforme o tempo passava aquilo deixava de ser importante...
Da minha mãe, ao professor Elias, eu fui adquirindo uma certa maturidade e uma paixão para leitura, que tento até hoje passar para meus alunos, portanto, eles me intitulam como "contadora de histórias" e todos ficam em silêncio me ouvindo, essa é uma maneira de estimulá-los para o assunto da aula.

Pensamento...

"...Mire e veja o mais importante e bonito no mundo é isso:
que as pessoas não estão sempre iguais,
não foram terminadas -mas que elas vão sempre mudando". Guimarães Rosa

A teoria que transforma a prática

"Foi o cientista soviético Vygotsky que,tendo por base a psicologia ,revelou que a história da leitura /escrita na criança começava muito antes de um professor colocar um lápis em sua mão e de lhe ensinar o desenho das letras''(1988).